Técnicas de estudo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

  1. Faça um roteiro de estudo

Você deve estabelecer quais conteúdos irá estudar, bem como em quais horários irá fazer isso.

Por exemplo, se você faz faculdade deve verificar na sua grade quais matérias está cursando no semestre, e dessa forma definir quais conteúdos irá estudar.

Estabeleça também os horários em que irá estudar cada matéria para que dessa forma haja equilíbrio naquilo que você pretende aprender, e nenhum conteúdo passe despercebido.

Se você realiza um curso específico, pode separar os conteúdos por tópicos, por exemplo, se você está realizando um curso de informática pode separar os conteúdos relacionados a word, excell, windows   e ir estudando um por vez.

2. Tenha um horário fixo para estudar

Você deve estabelecer um horário para estudar, isso o ajudará a assumir melhor o compromisso com os estudos, afinal se você disser para si mesmo que irá estudar a tarde, pode acabar deixando para a última hora já que não terá um horário específico para isso.

Ao determinar que irá estudar às 15:00 horas, por exemplo, você passa a ter mais compromisso com o horário pré estabelecido. Quando forem 15:20 você já saberá que está um pouco atrasado com seu compromisso e irá se apressar para começar logo.

Poder estudar a qualquer momento muitas vezes faz com que você não estude em momento algum…

Por isso é tão importante estabelecer um horário e cumpri-lo.

3. Estabeleça prazos (e cumpra-os)

Após fazer seu roteiro de estudos e estabelecer em qual horário você irá estudar você já terá uma ideia de quanto tempo precisará para estudar cada conteúdo.

Baseado nisso poderá estabelecer prazos para terminar de estudar cada conteúdo, isso é importante para que você não fique prezo a determinado assunto nem  deixe o tempo passar sem concluir todo o conteúdo.

Mas lembre-se: tão importante quanto estabelecer prazos é cumpri-los!

Seus prazos não farão diferença em seu crescimento nos estudos se ficarem apenas no papel.

Até um próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *