Cuidado! Esses 5 erros irão destruir sua carreira na área de TI.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

No decorrer de minha vida profissional, pude notar que há profissionais bons, médios e ruins..já fui coach na área de tecnologia em diversas empresas onde passei em minha vida profissional, e separei alguns importantes sobre erros mais comuns desta profissão, alguns chegam a ser grotesco, quer se tornar um profissional de TI melhor? não cometa os seguintes erros!

  1. Parar de estudar

A área de tecnologia assim como algumas outras é uma área onde quem para de estudar, sempre fica para trás, existem pessoas que fazem algum curso de tecnologia e acha que são os melhores na profissão, sendo que nesta área, se destaca os mais dedicados e “curiosos” em buscar novos conhecimento cada dia mais.

2. Download em sites não confiáveis

Tem situações onde o técnico de TI precisa utilizar a internet para baixar algum software para o usuário, seja antivirus, driver, ou qualquer programas no geral, tente sempre utilizar o site do fabricante para download desses programas, pois alguns sites (a maioria) quando você faz um download ele instala diversas extensões no navegador do usuário, programas indesejados e até mesmo algum software malicioso, queimando a imagem do profissional de TI para o cliente, fazendo com que ele nunca mais o procure, ou até mesmo se for dentro de uma empresa, que ele seja mal visto, portanto toma cuidado com sites de download “fáceis”.

3. Não manter o profissionalismo

É bastante comum os profissionais desta área se acharem os “Reis” da empresa, por ter uma relação mais próxima com os diretores na maioria das vezes, e resolver todos os problemas da empresa, eu vivenciei varias vezes muitos destes que se acharam o “maioral”, ser demitido e perder o emprego que gostava, independente do emprego que você esteja, você não é melhor do que os outros, em uma empresa todas as peças são substituíveis, portanto mantenha sua postura profissional, apenas dê o melhor de si e faça o seu trabalho.

4. Qualidade do Atendimento

Isso é muito comum para suportes remoto (Helpdesk) seja via telefone, chat ou até mesmo chamado, parecido com a situação acima, muitos profissionais da área começa se “cansar” da profissão, ou da empresa e começa a tratar mal os outros colaboradores ou clientes, é um erro bobo, onde o único prejudicado é você, se está cansado da empresa ou da profissão, tente resolver de outro jeito sem se fechar e tratar os outros mal, se for salário por exemplo, chegue ao seu gerente ou até mesmo ao diretor e peça para ser melhor reconhecido, se você for um bom profissional, tenho certeza que irão te ajudar a resolver este problema.

5. Contratações ruins, abaixo do nível de habilidade necessário (Para gestores)

Essa em especifico é para os gestores da TI, um funcionário ruim que seja como citado nos pontos acima é capaz de destruir a sua profissão, jogando no lixo todo o seu trabalho, antes de contratar alguém veja se ele tem capacidade, se demonstre interesse em dar o melhor de ti na empresa, se você contratar qualquer um, ou alguém só porque alguém indicou, você pode queimar o setor de TI inteiro, tome muito cuidado nas contratações, este setor tem que ter os melhores, afinal é setor onde terá a responsabilidade de manter a empresa funcionando.

“O maior erro que os gerentes de TI fazem é não contratar pessoas que sejam melhores que eles nas questões chave”, diz Derek Johnson, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Stride Search.

6. Ocultar problemas

Este é um problema comum, que ocorre tanto para suporte quanto para gestores de TI, as vezes existem problemas no qual a pessoa não sabe resolver, fazem os chamados “gatos do TI” e diz pro usuário que foi resolvido, porém já vi casos deste problemas agravar e deixar a empresa parado por 1 dia inteiro porque o suporte não disse ao seu gerente que o modem estava com um problema, e deu o chamado como resolvido porque ele fez um “gato”, se tem um problema, elimine-o até a raiz, nunca deixe questões abertas para não trazer consequências.

Finalizamos este artigo de hoje, espero muito que lhe ajude em sua trajetória no setor de tecnologia, estamos a sua disposição para qualquer dúvida, deixem suas sugestões, dúvidas e criticas no comentários que terei o prazer em responde-lo, e caso ainda não sabe informática, conheça nossa empresa lhe daremos todo o suporte para você se tornar um excelente profissional de tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *