Diferenças entre: Back-end, front-end e full stack!

Tempo de leitura: 3 minutos

Na programação existem três tipos de desenvolvedores: back-end, front-end, e o programador Full Stack, o termo full stack em inglês significa “pilha completa”, que são habilidades que essas pessoas desenvolvedores possui para trabalhar em toda pilha do desenvolvimento, nos próximos parágrafos vou explicar sobre cada um individualmente:

Front-end

No front-end vemos a aparência de um site ou aplicativo pela interface de navegação, designer e interação do usuário.

Os desenvolvedores que atuam no front-end trabalham com o cliente-side dos projetos, ou seja, desenvolvem as linguagens que serão processadas pelo navegador.

As principais linguagens de programação utilizadas no front-end são, HTML, CSS e Javascript, todas elas permitem a integração das interfaces das programações que vamos citar no próximo tópico abaixo.

o que é front end
Front-end é o responsável pela parte visual de um sistema ou site

Back-end

São os desenvolvedores que trabalham com o server-side do produto ou serviço, em outras palavras, significa que são resposáveis pela parte do código que será lida pelo servidor do site/aplicativo.

O back-end é a estrutura que permite que o sistema opere e ligue ao banco de dados, além da segurança, gerenciamento de conteúdo, atualizações, e toda funcionabilidade não visível de uma aplicação para o usuário.

Isto quer dizer que o back-end usa recursos que possibilitam que todo o processo de um site, sistema, funcionem perfeitamente, como um login de usuário, um sistema de calculo de frete, um carrinho de compra, e muitas outras funções de um site ou aplicativo.

o que é back end
Back-end é responsável pelas funcionalidades do sistema e banco de dados

Desenvolvedor Full Stack

Desenvolvedores Full stack são multitarefas, por conta disso, muitas empresas se interessam por este perfil, pois eles realizam as tarefas de front-end e back-end, eles atuam no desenvolvimento visual e funcional de qualquer plataforma.

No mercado de trabalho para as pessoas desenvolvedoras full-stack é bem amplo, e as necessidades de crescimento na área está em constante crescimento, pois tudo relacionado ao mercado de trabalho no mundo digital necessidade de sempre manter se inovando faz com que a área de programação seja uma das mais necessitadas pelo mercado de trabalho, e claro que se você for um full-stack, você conseguirá se alocar melhor neste mercado.

back end, front end e full stack
Responsável pela parte de interface, e funcionalidades total do site além do banco de dados.

Como se tornar um desenvolvedor full-stack?

Esta é uma área que exige muito comprometimento e determinação, além de exigir um conhecimento especifico como por exemplo HTML, CSS, Lógica de programação, PHP e MySQL (banco de dados), por este motivo montamos um pacote contendo exatamente esta formação onde vamos te preparar desde o básico que é a estrutura de um site/sistema, a estilização do mesmo, além de te prepararmos para te pensar de uma forma lógica como os algoritmos de programação entendem, e ainda no mesmo curso você vai aprender colocar toda funcionalidade do sistema, como um sistema de login, receber dados de um formulário e até mesmo gravar tudo no banco de dados.

Você pode conhece este nosso pacote através de nosso site, ou pode até mesmo falar com um de nossos consultores que eles vão te explicar todos os detalhes.

Espero ter ajudado a sanar todas as suas dúvidas destas áreas, você pode recomendar mais conteúdos através dos comentários abaixo, ou se tiver alguma critica ou sugestão será bem vinda também.

Um forte abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.