Cansado de procurar o primeiro emprego? 4 dicas para se motivar

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Muitas vezes a busca pelo primeiro emprego pode se tornar algo cansativo e demorado, e por conta dos contratempos que surgem no caminho muitas vezes acabamos ficando desmotivados.

No post de hoje vou lhe dar algumas dicas de como manter-se motivado mesmo em meio às dificuldades.

1. Pense nos resultados que você vai alcançar

Uma boa maneira de manter o foco no seu objetivo de conseguir um emprego é em vez de focar apenas nas dificuldades pelas quais você está passando no momento atual, pensar em todas as coisas boas que você vai conquistar depois que alcançar esse objetivo.

Nunca perca de vista aquilo que você deseja alcançar. Dessa forma você se manterá focado em fazer o que for preciso para chegar lá!

Ao mentalizar isso você verá que sua persistência vai aumentar e você terá mais energia para fazer tudo o que for necessário para alcançar o que deseja.

2. Fale com pessoas que tenham os mesmos objetivos que você

Uma coisa é certa: ficar ao lado de pessoas que só o colocam para baixo e só sabem reclamar da vida e de como as coisas estão difíceis não o ajudará em nada.

Ao contrário a tendência é que você se contamine com a energia negativa que essa pessoa te passa e fique cada dia mais pessimista em relação ao seu futuro.

Seja positivo, e se for preciso afaste-se das pessoas negativas para conseguir.

Por esse motivo sugiro que você se cerque de pessoas que estejam em busca de crescimento assim como você, e que mesmo tendo consciência de que não estamos em um cenário tão favorável é importante nunca deixar de lutar por aquilo em que acreditamos.

3. Busque por aperfeiçoamento profissional

Enquanto o emprego que você tanto deseja não chega é importante que você busque por aperfeiçoamento profissional.

E isso com certeza o ajudará, inclusive, a reduzir o tempo para que conquiste seu primeiro emprego, afinal quanto melhor for a sua qualificação, mais bem visto você será pelo mercado.

Estude e faça cursos que o ajudem a conquistar seu objetivo.

E não venha com aquela velha história sobre que é preciso ter experiência. Aqui estamos falando sobre o primeiro emprego, portanto, a empresa sabe que você não tem experiência, nesse caso os cursos e treinamentos que você possui é que farão toda a diferença.

4. Amplie sua rede de contatos

Conhecer pessoas é algo fundamental em todas as áreas de nossas vidas e na área profissional não seria diferente.

Muitas vezes a ajuda que você precisa não virá na forma de um emprego conquistado através da indicação de alguém, mas simplesmente da informação de alguém que conhece determinada empresa, e após você ter feito todo o processo seletivo por conta própria você conquista a vaga.

Faça com que conhecer pessoas novas se torne um hábito para você.

Quero que você perceba que a pessoa não lhe indicou diretamente para o emprego, apenas lhe informou que ele existia e após você mesmo correr atrás você conseguiu.

Isso aconteceu comigo na minha época de faculdade. Na saída de um prova de estágio, fui conversando até a parada de ônibus com uma moça que também estava fazendo a prova. Como não nos conhecíamos o assunto que tínhamos em comum era a prova que acabávamos de fazer, e durante a conversa ela mencionou um outro processo seletivo que estava com as inscrições abertas.

Ao chegar em casa pesquisei sobre o processo seletivo, me inscrevi, fiz a prova e adivinhe: passei!

Se não fosse a informação que a moça me passou eu sequer teria participado do processo seletivo. Mas a moça de quem eu falei não teve participação direta na minha contratação, ou seja, ela não disse para ninguém me contratar, essa parte eu corri atrás, mas a informação que ela me passou foi fundamental.

Por isso é muito importante que você esteja constantemente em contato com pessoas novas, e busque sempre por pessoas que possam somar na busca por seu sucesso.

Espero ter lhe ajudado e até um próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *