5 dicas práticas sobre currículo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Na hora de elaborar um currículo há muitos pontos que costumam gerar dúvida, e isso é algo muito comum. No post de hoje para lhe ajudar a evitar alguns erros que costumamos cometer na hora da elaboração e entrega do currículo vou lhe apresentar 5 dicas práticas para você aplicar agora mesmo e já começar a obter bons resultados.

  1. Estética

Uma boa apresentação do currículo é algo fundamental. Preocupe-se desde a fonte que irá utilizar e também com a maneira como você irá levar seu currículo para as empresas.

Procure colocar seu currículo em uma pasta ou envelope para evitar que ele se danifique no trajeto.

Uma boa aparência conta muito na apresentação do seu currículo. Fique atento!

Além de fazer um currículo com uma boa qualidade visual, certifique-se de que ele chegará em boas condições na empresa onde você deseja trabalhar sem rasuras ou amassados.

2. Cuidado com experiências muito curtas

Não coloque aquelas experiências que duraram curtíssimo prazo. Aqui me refiro a aquelas que não chegaram sequer ao prazo de experiência convencional que é de 3 meses.

Colocar essas experiências que não duraram o período mínimo podem passar uma má impressão para a empresa contratante. Pode dar a entender que você não se mostrou apto para o trabalho no período em que esteve em experiência.

Fique atento às informações que você coloca no currículo. Nem tudo convém aparecer lá!

Então evite colocar esse tipo de experiência, certo?

3. Seja objetivo

Nada de informações longas demais. No seu objetivo profissional e no perfil passe a mensagem desejada sem precisar usar muitas informações.

Um currículo com informações claras e objetivas facilita o exame do recrutador e também o entendimento de que tipo de profissional você é.

4. Tenha boas qualificações

Em relação às experiências profissionais é algo que não temos total controle, pois não depende somente da nossa vontade o desenvolver das situações dentro da empresa.

Tenha bons curso e fique à frente nos processos seletivos.

Mas no que se refere às qualificações profissionais você pode escolher quais cursos e treinamentos deseja fazer e quando fazer.

Não adianta ficar se lamentando por não ter um bom currículo. Tome o controle da situação e faça o que tiver de ser feito para seu currículo ter mais destaque nos processos seletivos.

Se você não tem boas experiências profissionais tenha excelentes cursos e dê destaque ao seu currículo.

5. Entregue por vários meios

E para finalizar, a última dica que tenho para lhe dar é quanto à entrega do seu currículo.

Entregar pelo modo convencional, ou seja, indo pessoalmente até a empresa pode ser uma boa maneira de conseguir um trabalho, mas hoje em dia há diversas outras formas de se entregar um currículo utilizando os meios digitais.

No site da maior parte das empresas você encontra a opção “Trabalhe Conosco” e lá você consegue cadastrar o seu currículo para que ele fique disponível para a empresa.

Há empresas que recebem os currículos por e-mail e outras que cadastram suas vagas em sites especializados para que estes façam a seleção dos currículos…

Além de ser muito prático entregar currículo pelos meios digitais também pode ser bem vantajoso para você.

Então fique atento às novidades e procure utilizar todas as ferramentas disponíveis para você.

Espero ter lhe ajudado e até um próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *