No curso de Computação gráfica você vai utilizar os principais programas desenvolvidos para a elaboração de desenho técnico 2D e criação de modelos 3D. É amplamente utilizado nos ramos de arquitetura, design de interiores e engenharia civil.
Carga horária / Modalidade
156 horas / Presencial
Mercado de Trabalho
A principal aplicação desse software é a produção de desenhos técnicos em duas ou três
dimensões. Assim, há versões de AutoCAD 2D e AutoCAD 3D. Em todo o mundo, milhares de
usuários empregam essa ferramenta para projetar imagens de objetos virtualmente.
Dessa forma, eles facilitam o planejamento de peças, casas, prédios, sistemas, mobília e
equipamentos que serão futuramente construídos ou fabricados. São exemplos de áreas que
aproveitam essas funcionalidades a arquitetura, o design de interiores, a engenharia, entre tantas
outras que explicarei ainda neste artigo.
Ou seja, o cadista, como também é conhecido o especialista nesse software, faz o rascunho no
computador de diversos itens, como a peça para uma máquina da indústria, o layout de uma sala,
ou até mesmo um mapa geográfico.
Conteúdo programático
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
AUTOCAD 2020 2D
Aula 01: Introdução ao AutoCAD 2020
Aula 02: Interface de Usuário
Aula 03: Formas básicas
Aula 04: Formas II
Aula 05: Formas III
Aula 06: Snapping
Aula 07: Perspectiva
Aula 08: Coordenadas dinâmicas e absolutas
Aula 09: Revisão: Perspectiva
Aula 10: Edições de formas I
Aula 11: Edições de formas II
Aula 12: Edição de formas: Revisão
Aula 13: Paramétrico
Aula 14: Blocos
Aula 15: Organizando Objetos
Aula 16: Layers
Aula 17: Propriedades e Hachuras
Aula 18: Menu Anotação: Texto
Aula 19: Menu Anotação: Cotas
Aula 20: Customização
Aula 21: Projeto: Parte 1
Aula 22: Projeto: Parte 2 WAVE e Importar para o Unreal Engine
AUTOCAD 3D 2015
Aula 01: Configuração da Área de Trabalho (Workspace)
Aula 02: Criação e manipulações dos Sistemas de Coordenadas (UCS e WCS)
Aula 03: Criação de primitivas geométricas sólidas (Box, Cylinder, Cone, Sphere, etc)
Aula 04: Comandos para criação de entidades sólidas (3D) a partir de entidades 2D (Extrude, revolve, Sweep, Loft, etc)
Aula 05: Operações boleanas (Union, subtract e Intersecction)
Aula 06: Comandos de visualização (2DWireframe, Realistic, Shaded, etc)
Aula 07: Comandos para modificação de modelos sólidos (Move, Rotate, Align, Mirror, etc)
Aula 08: Comandos para edição de modelos sólidos (Concord, Chanfro, Expessura, Extarestas)
Aula 09: Comandos para edição de modelos sólidos (Fatiar, Empurrarpuxar, Deslocararesta)
Aula 10: Criação de vistas e GIZMO
Aula 11: Aplicação de texturas e luzes (Texture e Light)
Aula 12: Criação de imagens renderizadas
3DS MAX 2020
Aula 01: Conhecendo o 3DS Max
Aula 02: Atalhos e Menus
Aula 03: Basic Objects (Objetos Básicos)
Aula 04: Seleção e Transformação
Aula 05: Linhas e Splines I
Aula 06: Linhas e Splines II
Aula 07: Textos
Aula 08: Conectando e Clonando Objetos
Aula 09: Modificadores
Aula 10: Faces, Arestas e Vértices
Aula 11: Extrude e Bevel
Aula 12: Modificadores Slice, Bend e Chamfer
Aula 13: Editando sólidos com Editable Poly
Aula 14: Editando sólidos com Editable Mesh
Aula 15: Material
Aula 16: Iluminação
Aula 17: Fluidos
Aula 18: Animações
Aula 19: Câmera
Aula 20: Renderização básica
SKETCHUP
Aula 01: Interface do Usuário
Aula 02: Ferramentas de Desenho e Exibição
Aula 03: Criação de formas e recurso para separar e unir formas
Aula 04: Edição de formas e ferramentas de Construção.
Aula 05: Mais Modelos de formas
Aula 06: Criar grupos e duplicar formas
Aula 07: Ferramenta de Pintura e menu Suspenso.
Aula 08: Adicionar Cenas, Criar e Exportar Animação
Aula 09: Criar Componentes
Aula 10: Materiais e Formas para revisão
CORELDRAW X8
Aula 01: Introdução ao Corel Draw
Aula 02: Interface de Usuário (UI)
Aula 03: Ferramentas Fundamentais
Aula 04: Desenho e Forma
Aula 05: Exemplo de uso: Formas e preenchimento
Aula 06: Preenchimento e Texto
Aula 07: Texto avançado 1
Aula 08: Texto avançado 2
Aula 09: Curvas, nós e posições
Aula 10: Numeração automática
Aula 11: Power Clip e Vetores
Aula 12: Vetorização de Imagens
Aula 13: Tipos de Cores e Pinturas ( conceitos básicos)
Aula 14: Formatos
Aula 15: Texto 3D
Aula 16: Desenho 3D
Aula 17: Projeto 1
Aula 18: Projeto 2
Aula 19: Projeto 3
Aula 20: Projeto 4
PHOTOSHOP CC
Aula 01: Conhecendo o Photoshop
Aula 02: Inserindo Imagens, Painéis e Outras Ferramentas
Aula 03: Unidades de medida, objeto inteligente, conceito das camadas, modos de mesclagem.
Aula 04: Formas básicas
Aula 05: Espelhando e rotando imagens
Aula 06: Ferramentas de seleção 1: (Seleção Rápida e Varinha Mágica) e retirar olhos vermelhos
Aula 07: Ferramentas de seleção 2: Caneta, Laços, Letreiros.
Aula 08: Utilizando a ferramenta Borracha e Conceito de Máscaras
Aula 09: Retirando o fundo de uma imagem com caneta, filtros e algumas aplicações
Aula 10: Zoom, Ferramenta carimbo e alterar a cor de uma forma
Aula 11: Ferramenta de texto
Aula 12: Matiz/Saturação e desfoque Gaussiano
Aula 13: Ajustes de imagem (brilho/contraste, níveis, Matiz/saturação)
Aula 14: Ajustes de imagem 2 (Preto e Branco, Filtro de fotos)
Aula 15: Conhecendo o mockup e ajustando uma imagem em perspectiva.
Aula 16: Inserindo pincéis e novas fontes.
Aula 17: Efeito Dupla Exposição
Aula 18: Efeito Desintegração
Aula 19: Efeito Glitch
Aula 20: Projeto: Criando um cartão de visitas
Download grade completa do curso de Computação Gráfica
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