Tempo de leitura: 1 minuto
A placa de vídeo já está sendo considerada a mais rápida da linha RTX, quase dobrando o desempenho da RTX 3090. Ela foi capaz de vencer (em desempenho) duas placas RTX 3090 em Tecnologia SLI.


Equipada com 16.384 núcleos CUDA, clock base de 2,23GHz e clock em boost de até 2,54GHz, além disso, ela tem 24GB de memória GDDR6X operando em interface 384-bit. Todos esses números podem ser traduzidos em desempenho gráfico de sobra em qualquer tarefa imaginável atualmente.
Ainda não existe jogo ou software que a GPU não consiga rodar com facilidade. Na prática, a placa de vídeo tem poder computacional de 82,6 TFLOPS.
Porém, todo esse desempenho tem um custo que vai além do dinheiro. A RTX 4090 tem TDP de 450 watts, e a NVIDIA recomenda usar uma fonte de energia de pelo menos 850 watts para que a placa funcione corretamente.


Em outras palavras, não basta ter somente a GPU para ganhar toda a performance — é preciso que os outros componentes do PC sejam tão potentes quanto ela. Inclusive um gabinete que caiba a placa já que suas dimensões são de 348,2 x 72,6 mm.
Deseja saber mais sobre hardware e sistemas conheça nosso curso de manutenção de computadores clicando aqui!!
Fonte: https://www.buscape.com.br/placa-de-video/conteudo/nvidia-rtx-4090